Ativação de marca e eventos em loja.

A comunicação é hoje uma ferramenta indispensável e essencial para a vida e condução do negócio de qualquer organização. A comunicação empresarial, designadamente através da Ativação de Marca, surge nos produtos, nos serviços, na conceção, desenvolvimento e transmissão de uma dada imagem, de forma consistente e integrada.Hoje em dia, o sucesso empresarial depende, cada vez mais, da capacidade de resposta às exigências do mercado. É imperativo saber estar no mercado, em cada Ponto de Venda, impor uma correta e adequada brand activation, uma comunicação eficaz, capaz de chegar ao cliente, de corresponder às suas exigências e de as superar.

O Merchanding, assim como os Road-Shows ou os Eventos de divulgação, surgem como técnicas de comunicação hoje indispensáveis à atividade comercial e ao marketing. Propõem um contacto com as principais técnicas de animação e dinamização de espaços de venda, o que permite interagir com o cliente e cada vez mais exceder as suas expectativas.

Um espaço comercial ou uma loja devem ser locais “vivos”, dinâmicos, apelativos. Deve existir um ciclo de animação que renove o interesse, desperte a curiosidade, ative os sentidos e torne o Ponto de Venda um local de compras com prazer.

A animação do Ponto de Venda e o Marketing Activation são fatores de diferenciação que exigem atenção, dedicação, empenho e criatividade constantes.

As Ações Promocionais ou Promoções de Vendas, nomeadamente as de ativação de marketing, integrando Promotoras e hospedeiras, são um instrumento de apoio e de comunicação no Ponto de Venda, que despertam e aumentam o interesse dos consumidores e que geram comportamentos direcionados no ato de compra.

Quer o Retail Marketing quer o Event Marketing são ferramentas cada vez mais utilizadas na atividade, com o objetivo de oferecerem vantagens e de se gerarem decisões e reações imediatas por parte dos consumidores.

Estes conceitos de Promoção de Vendas estão integrados no contexto do In-store marketing ou marketing activation system, que, utilizando um número variado de técnicas, compreendem desde logo as promoções e concursos, a entrega e distribuição de folhetos, os Vales de Desconto e cupões, os brindes, os Banded Packs e as ofertas de produto ou Amostras.

Não podemos contudo, esquecer que as montras são cada vez mais o “cartão-de-visita” de qualquer estabelecimento, sendo através da montra que o comerciante dá a conhecer os seus produtos e serviços. As montras são locais privilegiados de transmissão de publicidade e comunicação adaptada aos produtos e serviços disponíveis na loja.

A criatividade e a dinamização das montras são pois, fatores cada vez mais importantes, potenciando o entusiasmo e interesse das marcas que recorrem, de forma cada vez mais frequente, à aplicação de vinil (em montra), método que se tem alargado de forma abrangente, a uma variedade significativa de lojas nos mais diversos setores de atividade.

Assistimos a uma crescente globalização dos negócios onde a concorrência é cada vez mais intensa, pelo que uma boa estratégia de Marketing é indispensável para as empresas conseguirem conquistar e “encantar” novos clientes e mercados. Só assim, se podem afirmar numa economia de mercado com regras cada vez mais rigorosas.

O papel do Marketing na orientação da estratégia organizacional, entre a ideia conceptual e o momento da venda — o momento da Ativação de Marca —, é determinante. Para muitas empresas, continua a ser a “ligação indestrutível” no processo de comunicação com o cliente.